Regime Próprio de Previdência Social do Município de Caririaçu
Recadastramento Salário Família
Clique para mais informações
Portaria nº 333 - Parcelamento de Débitos
Clique e acesse o site para mais informações
Reforma da Previdência
Clique e fique por dentro
Formação para Conselheiros
Previcar Realiza Formação para Conselheiros
eSocial
Clique e tenha mais informações

Conheça Caririaçu

Caririaçu é um município brasileiro do estado do Ceará. Sua população estimada em 2004 era de 27.998 habitantes, e em 2006 foi estimada em 28.996. De acordo com o Censo 2010, a cidade possui 26.393 habitantes. Localiza-se na Região Metropolitana do Cariri

É ainda a terra natal do famoso comerciante cearense Seu Lunga e do jurista e escritor Raimundo de Oliveira Borges.

O topônimo Caririaçu vem do Tupi Caririaçuri ou Kiriri (calado, taciturno) e Assú ou Açú ou (sufixo aumentativo), uma composição que significa Caladão. Sua denominação original era São José. Em agosto de 1876, foi elevado a categoria de vila com o nome “Serra de São Pedro”, depois São Pedro do Crato (alusão à cidade mãe), São Pedro do Cariri, e desde 1943, Caririassú e por fim Caririaçu.

Confira algumas fotos do município, clicando aqui!

História

As terras da serra de São Pedro eram habitadas pelos índios Kariri, Guari, antes da chegada das entradas no interior brasileiro durante o século XVII. Os integrantes das entradas, militares e religiosos, mantiveram os primeiros contatos com os nativos, estudaram todas a região dos Cariai, catequizaram os indígenas e os agruparam em aldeamentos ou missões. Os resultados destes contatos e descobrimentos desencadearam notícias que na região tinha ouro em abundância e em seguida desencadeou-se uma verdadeira corrida para os sertões brasileiros, onde famílias oriundas de Portugal, sonhando com as riquezas de terras inexploradas e com a esperança de encontrar o minério, que as levariam a aumentar o seu patrimônio material, além de aumentar o seu prestigio pessoal com a corte portuguesa. A busca do metal precioso, nas ribanceiras do Rio Salgado, trouxe para a região do Sertão do Cariri, a colonização e com consequência a doação de sesmarias, o que permitiu o surgimento de lugarejos e vilas. Ao redor da capelas de: São Francisco, São Pedro e Nossa Senhora do Carmo, criadas a partir do século XIX, surgiu o núcleo urbano que hoje chama-se Caririaçu.

Política

A administração municipal localiza-se na sede: Caririaçu.

Prefeito: José Edmilson Leite Barbosa

Subdivisão

O município é dividido em 6(seis) distritos: Caririaçu (sede), Feitosa (Serrote), Miguel Xavier (Valença), Miragem, Primavera (São Lourenço) e Cachoeirinha.

Geografia - Clima

Tropical quente entre os meses de setembro a novembro, mas bastante frio nos meses de junho a agosto. Semiárido com pluviometria média de 1.170,4 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril. No entanto, Caririaçu, por ser uma cidade serrana, tem um clima mais frio em relação às outras cidades da Região Metropolitana do Cariri.

Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água fazem parte da bacia do Rio Salgado, sendo elas os riachos: Damião, do Jenipapeiro, do Jupari, dos Carneiros Munlugu, Oiticica, Rosário, Samambaia, São Lourenço e outros tantos. Existem ainda diversos pequenos açudes, sendo o maior o açude Manoel Balbino. Atualmente a sede do município é abastecida com as águas do Açude São Domingos.

Relevo e solos

As principais elevações são: Situado ao lado norte da Chapada do Araripe, possui dois tipos principais de solo: latos solo e sedimentar. As principais elevações são as serras: de São Pedro, do Boqueirão e Verde

Já a bacia sedimentar se caracteriza por formar aquíferos, existem várias fontes de água espalhadas por toda a área da chapada.

Vegetação

A vegetação é bastante diversificada, apresentando domínios de cerradão, caatinga e cerrado.

Economia

A base da economia local é a agricultura de algodão arbóreo e herbáceo, banana, cana-de-açúcar, milho e feijão; pecuária: bovino, suíno e avícola; e uma indústria de perfumaria, sabão e velas.

Cultura

Os principais eventos culturais são:

Festa do Padroeiro: São Pedro-De 20 a 29 de Junho

Festa do Município: Dia do Município 18 de Agosto

Bandeira:


HINO DO MUNICÍPIO:

Este hino entoamos
Para homenagear
um pedaço do Brasil
A nossa terra saúdar

Caririaçu terra altaneira
Vimos cultuar a tua bandeira.

Tuas montanhas e vales
Teu clima que bem nos faz
Solo fértil, céu de anil
Deslumbramento nos traz

 

Grande serra acolhedora
Bela e cheia de esperança
Do anoitecer a paisagem
Traz saudade e traz lembrança

 

 

 

Cartilha 2015

Cartilha 2014

Revista RPPS

71349
Hoje
Ontem
Essa Semana
Esse Mês
136
252
4022
9425